If you worked in any of these countries, you could be due a Tax Refund

Trabalhou no Japão? Veja como reivindicar seu reembolso de pensão japonesa

#TaxTipsJapan #emPortuguês

Se não pretender desfrutar da sua reforma no Japão ou se já tiver saído do país, poderá ter direito a solicitar o reembolso das suas contribuições para o plano de pensões.

As boas notícias: poderá potencialmente recuperar o valor dos três primeiros anos das suas contribuições para o plano de pensões japonês como um montante fixo e receber tudo na sua conta bancária! Para tal, tem de ter trabalhado no Japão e contribuído para o fundo de pensões durante mais de seis meses.

Se achar que solicitar o reembolso da sua pensão não vale a pena, pense novamente!

O reembolso médio das pensões japonesas é de 600 000 ¥, pelo que vale a pena verificar quanto poderá ter direito a receber.

Para solicitar o reembolso da pensão japonesa, não pode ser cidadão/ã japonês/ã ou ter a sua residência permanente no Japão.

Se tiver dupla nacionalidade (japonesa e de outro país) também não pode solicitar o reembolso das suas contribuições para o plano de pensões.

É importante que tenha em conta que só pode solicitar o reembolso do valor dos três primeiros anos das suas contribuições para o plano de pensões. Por outras palavras, se um/a colaborador/a tiver trabalhado durante 4 anos, só poderá pedir o reembolso do valor dos três primeiros anos de trabalho.

O reembolso do shakai hoken (nenkin), ou das contribuições para o plano de pensões, só pode ser solicitado quando estiver fora do Japão, ainda que temporariamente. Pode pedir o reembolso quando estiver fora do país há, pelo menos, 6–8 meses. 

Quando sair do Japão, terá um período de dois anos para pedir o reembolso do seu fundo de pensões.

 

Candidate-se ao reembolso da sua pensão japonesa agora!

Neste guia, oferecemos-lhe seis sugestões que deverá seguir ao se candidatar ao reembolso da sua pensão japonesa:

Sair do Japão

1 — Sair do Japão 

Quando tiver comprado as suas viagens para sair do Japão, certifique-se de que preenche uma notificação de saída (tenshutsu todoke). Isto irá fazer com que a sua candidatura ao reembolso da pensão seja processada mais rapidamente. Adicionalmente, também poderá evitar o pagamento de impostos municipais durante a sua ausência.

2 — Iniciar o processo 

Assim que chegar ao seus país de origem (ou a outro país onde irá viver), inicie imediatamente o processo. O pagamento poderá levar 6–8 meses a ser efetuado, por isso, não perca tempo.

3 — Tem de estar fora do Japão durante, pelo menos, 6–8 meses 

Deverá ficar, pelo menos, 6–8 meses fora do Japão (no seu país de origem ou noutro país) para se poder candidatar ao reembolso das suas contribuições para o plano de pensões, uma vez que este é o prazo médio de processamento deste tipo de candidaturas por parte do serviço de pensões japonês.

4 — Guarde o seu cartão de residente 

Irá precisar do seu cartão zairyu ou gaijintoroku ou, pelo menos, de uma cópia frente e verso. Assim, acelerará o processo de candidatura.

5 — Guarde a sua caderneta nenkin (veja o exemplo abaixo) 

Este é um dos documentos essenciais necessários para solicitar um reembolso. Se não o tiver ou se o tiver perdido, peça-o à sua entidade empregadora.

Guarde a sua caderneta nenkin (veja o exemplo abaixo)

6 — Guarde o seu gensen 

Peça o seu último gensen (a sua declaração anual) à sua entidade empregadora assim que deixar de trabalhar. É provável que tenha de pagar impostos sobre o rendimento.

 

Qual é a forma mais fácil para se candidatar ao reembolso de pensões japonesas? 

Pode solicitar o reembolso da sua pensão japonesa diretamente e de forma autónoma.

Mas a forma mais fácil de obter o reembolso das suas contribuições para o plano de pensões é com a Taxback.

Tratamos de toda a documentação complicada, comunicamos com as autoridades japonesas em seu nome e o reembolso será efetuado diretamente para a sua conta bancária.

O valor médio do reembolso das pensões que um cliente da Taxback recebe é de 600 000 ¥.



Porque escolher a Taxback?

Centenas de pessoas escolhem o nosso serviço porque:

  • obtém o valor de reembolso máximo possível,
  • o pagamento do reembolso é efetuado para qualquer conta bancária no mundo na sua moeda local,
  • oferecemos um processo online simples sem formulários complicados.

Candidate-se ao reembolso da sua pensão japonesa agora!

About The Author

Mark Corcoran - Digital Content Executive @ Taxback.com

Mark is the Digital Content Executive at Taxback.com. Since graduating from Griffith College Dublin with a degree in Journalism and Visual Media, his work has been published both in print and online.

Live Chat Help
Mark Corcoran - Digital Content Executive @ Taxback.com in
×
cookieCookie preferences